sexta-feira, 17 de agosto de 2012






A Expedição  Lusitana


     Dia 21 de abril de 1500 são avistados os primeiros sinais de terra, sendo o dia 22 de abril a data na qual é avistado o monte alto, ao qual é dado o nome de Monte Pascoal.



  No dia 23 de abril é feita a primeira tentativa de contato com os índios, quando do envio de Nicolau Coelho a terra, só que a tentativa não teve logro devido à violência do quebra-mar que foi encontrado pela frente, tendo isso provocado uma movimentação da frota a procura de um local mais seguro, que foi encontrado 10 léguas mais adiante e onde foi colocado o nome de Porto Seguro.


     A 25 de abril, Nicolau Coelho e Bartholomeu Dias são enviados juntamente com dois grumetes e dois degredados para fazer contato com os índios, que pela época do descobrimento eram os índios Tupis (que ocupavam do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul), que foram substituídos pelos Aimorés, que eram índios mais bravos, maus, vingativos e traiçoeiros.


     No dia 26 de abril é celebrada a primeira missa no ilhéu de Coroa Vermelha. Dia 27 de abril é enviado Afonso Ribeiro com outros dois degredados para uma nova tentativa de contato com os índios. A segunda missa é celebrada no dia 1º de maio em terra firme e é assistida por cerca de cinqüenta índios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa pesquisa está relacionada aos fatos e monumentos históricos do municípios de Porto Seguro, onde demonstram como se deu a colonização e ocupação do mesmo pelos colonizadores portugueses. Além disso, ressaltamos o motivo da escolha deste município para realização do trabalho, é porque um dos graduandos do nosso grupo reside na cidade de Porto Seguro, isto coincidiu com o nosso interesse de conhecer melhor o lugar onde se iniciou o Brasil e as heranças deixadas pelos colonizadores na cidade.